Notificação de Violência tem ficha aprimorada

11/12/2008

Autor: Bel Buzzo Alonso

Frente às necessidades de notificar outros tipos de violência, a ficha utilizada para o Sistema de Notificação de Violência (SISNOV), do município de Campinas, foi aprimorada. A apresentação do novo modelo ocorreu na quinta-feira, dia 11 de dezembro, às 14h, no Salão Vermelho do Paço Municipal.

Para não perder as características de intersetorialidade existentes em Campinas, o Comitê Intersetorial e Interinstitucional do SISNOV propôs a alteração na ficha do referido sistema para adequá-lo ao Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) que visa atender uma diretriz do Ministério da Saúde.

Pioneiro no País, desde que foi implantado, em 2005, o SISNOV notifica os casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes e violência sexual em qualquer idade e sexo. O SISNOV/SINAN passará a registrar também os casos de violência contra o idoso, a mulher, pessoas com deficiência, entre outros.

De acordo com Rosemeire da Silva Raymundo do Comitê, Campinas está propondo a unificação destes sistemas objetivando um instrumento único para toda a rede que envolve saúde, assistência social, educação e outros profissionais.

O encontro organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), pelo Comitê e pela Comissão de Combate à Violência Doméstica Contra Crianças, visa colocar estas questões para a rede, apresentar as demais redes de atendimento e a ficha SISNOV/SINAN que deverá ser implantada a partir de janeiro de 2009.

Arquivos para download apresentados no Encontro:



Coordenadoria Setorial de Informática
Copyright 2005-2016 Secretaria Municipal de Saúde - Campinas - SP
Todos os direitos reservados